fbpx
20 ago

Sistema de ar condicionado central: porque seu supermercado precisa dele

Uma coisa é certa: ter um bom sistema de ar condicionado central em estabelecimentos como supermercados e hipermercados faz uma enorme diferença.

Isso porque ele gera um maior conforto e bem-estar, não apenas para clientes, mas também para funcionários e fornecedores.

Como propicia melhor conforto térmico, a climatização de supermercados – quando bem feita – permite que o cliente passe mais tempo dentro do estabelecimento e, consequentemente, consuma mais.

Mas, você deve estar se perguntando: o que é exatamente o sistema de ar condicionado central? Como ele funciona? Por qual motivo ele é a melhor opção para o meu supermercado?

Para responder todas as suas dúvidas, continue a leitura, pois neste post vamos mostrar exatamente o que é esse sistema e os seus benefícios.

Confira!

 

Sistema de ar condicionado central: como funciona? 

 

dutos de ar condicionado central

Primeiro, vamos entender melhor exatamente o que é o sistema de ar condicionado central para supermercados. 

Composto por uma ou mais evaporadoras – unidade interna – o sistema funciona por meio da distribuição de ar por dutos que percorrem o ambiente acima do forro ou abaixo dele, ficando aparente.

Destes dutos, o ar condicionado sai com baixa velocidade e de forma homogênea, gerando conforto térmico sem o ar gelado bater diretamente no usuário.

Tido como um equipamento inteligente, ele trabalha para atingir e manter a temperatura selecionada, permitindo uma climatização uniforme do espaço.

O seu funcionamento pode ocorrer de diversas formas, dependendo da necessidade do usuário e do ambiente em que ele foi instalado.

O sistema é mais econômico e silencioso, além de exigir uma menor quantidade de manutenções – o que contribui para ótimo custo-benefício.

O importante é realizar um projeto, escolher o equipamento certo e contar com uma equipe especializada na sua instalação.

 

E a manutenção?

O sistema de ar condicionado central possui baixos custos de manutenção, mas é importante lembrar que a manutenção preventiva é de grande valia.

Muitos gestores de supermercados deixam para realizar uma revisão ou avaliação do equipamento somente depois de o mesmo apresentar algum problema.

Esses são casos em que, normalmente, os gastos acabam sendo muito maiores, pois pode ocorrer a troca de equipamentos ou peças.

A manutenção mantém a higiene de todo o sistema, o funcionamento perfeito das máquinas e a regulação correta do consumo de energia, para que o equipamento gaste o mínimo necessário.

 

Como escolher o sistema de ar condicionado?

Existem diversas opções de sistemas de ar condicionado central disponíveis hoje e cada uma possui suas particularidades, benefícios e desvantagens.

Portanto, antes de escolher, o mais importante é pesquisar as opções de acordo com as necessidades do supermercado.

É essencial contar com o apoio de alguém que possua conhecimento técnico sobre o assunto e especialização na área.

Fazer um projeto de implantação de um sistema de ar condicionado ou comprar equipamentos sem uma consultoria especializada é sinônimo de problemas futuros.

 

Os benefícios do ar condicionado central para supermercados

Quando falamos de supermercados, o ideal é optar pelo sistema de ar condicionado central, que é sempre indicado para estabelecimentos amplos e que necessitam de uniformidade na temperatura.

Principalmente porque, em geral, supermercados são grandes espaços com pouca ventilação natural.

Por isso, opções como o split devem ficar mais restritas a ambientes em que é necessário realizar a climatização específica, por exemplo, pequenos escritórios.

Veja alguns dos principais benefícios do sistema de ar condicionado central para supermercado:

– Melhor custo operacional – principalmente comparado ao split – por ter manutenções com valores mais baixos.

–  Economia de energia, já que consome menos eletricidade que os aparelhos convencionais.

–  Não interfere na decoração da loja, uma vez que suas saídas de ar ficam “camufladas” no ambiente e o sistema de dutos não fica visível.

–  Permite uma maior uniformidade na temperatura do ambiente como um todo.

–  Menor quantidade de ruído, já que a condensadora – que é principal responsável pelos barulhos – fica na parte externa do ambiente.

–  Conserva o ar limpo e livre de poluição, tornando-o mais saudável tanto para consumidores quanto funcionários.

–  Ajuda a reduzir a irritabilidade e o cansaço causado pelas temperaturas muito elevadas, o que contribui para a produtividade e diminui a ocorrência de erros.

 

O que pode dar errado no sistema de ar condicionado para o supermercado?

 

O projeto e a instalação de um sistema de ar condicionado central para supermercado devem levar em conta vários aspectos, entre eles:

– Medição exata da área a ser climatizada;

– Dimensionamento da carga térmica do ambiente;

– Cálculo da temperatura ideal para o ambiente;

– Temperatura média externa;

– Iluminação;

– Estimativa de fluxo de pessoas.

É justamente a análise mal feita destes e de outros aspectos que pode comprometer toda a funcionalidade da climatização.

Diretamente falando, negligenciar os fatores primordiais para a equalização do sistema de ar condicionado vai simplesmente fazer com que ele não funcione direito.

O resultado pode ser a temperatura fora dos padrões desejados inicialmente, o que vai impactar no conforto térmico oferecido aos usuários do espaço.

Agora, já imaginou todo o investimento de dinheiro e de tempo em um projeto desses para, no fim, não funcionar adequadamente?

 

Conclusão

 

São muitas as vantagens de investir na instalação de um sistema de ar condicionado central para o seu supermercado.

Principalmente pelo fato desse sistema trazer economia e mais eficácia na climatização.

Como passamos por um período em que corte de custos são essenciais para se manter a empresa saudável financeiramente, reduzir gastos com o sistema de climatização é algo sonhado por qualquer gestor de supermercado.

Apenas cuide para não levar em conta somente o critério preço. Avalie as empresas, peça referências das obras que já executou e fique seguro da escolha que está fazendo.

Se você deseja conhecer mais sobre esse sistema e contar com a assessoria de quem entende do assunto, entre em contato conosco!

Estamos à disposição para responder todas as suas dúvidas e realizar a instalação desse sistema em sua loja.